Para Começar a falar em viagens como ao Peru ,onde Matchu Pichu é o passeio mais procurado , não é um exagero e sim um cuidado fazer com que a estadia seja o mais legal possível. Ter um controle maior para saborear os lugares incríveis , cada história e cada passo nesta região vale à pena .
Em Altitudes acima de 2400 m , devemos pensar em como será o prepararo para estar lá com maior prazer possível e isso deve ser conquistado antes de ir viajar . O Preparo físico com exercícios como caminhadas , prática em subir escadas é essencial para adquirir fôlego e fortalecer os músculos das pernas .
Passeios onde subir escadas de pedras feitas pelos próprios Incas com degraus de diferentes tamanhos , terrenos montanhosos são características comuns à quase todos os sítios arqueológicos e itinerários desta região.
Chegar lentamente à altitude , seria a melhor a maneira de evitar a doença das alturas . Mas para quem chega de avião ao sair do Aeroporto deve -se ir direto ao hotel onde todos, sem exceção estarão esperando o estrangeiro com o famoso chá de Coca na recepção!
Evitar atividades pesadas, nas primeiras 24 horas em altitude diminui os sintomas do mal de montanha.
Como o álcool tende a causar desidratação aguardar para tomar aquela maravilhosa Cusquenha no dia seguinte é o ideal ! E o Pisco então ?
Cusco geralmente é a porta de entrada para a aventura e fica à 3400 ms do nivel do mar .Então o simples fato de andar 200m no primeiro dia comparei com o cansaço de subir 5 andares ! Mas isso não é para assustar e sim ajudar a se preparar para ver e sentir um dos mais Lindos e Enigmáticos lugares do Planeta! Com calma fica sempre tudo bem !
Outra coisa que se vê por lá é o fato de que ter físico para esta viagem não tem relação com idade !Podemos ver gente de todas as nacionalidades e cada Sênior de nos deixar boqueabertos de ver com que facilidade subiram as escadas ou caminho .Portanto não é questão de Idade e Sim de Preparo !O que acontece ? Quando se chega em altitude , não se tem hemácias no sangue na mesma quantidade que os moradores locais naturalmente tem . O resultado disso é sentir como se estivesse com anemia . Só que de uma forma aguda , com cansaço, taquicardia, falta de ar aos pequenos esforços, por baixo Oxigênio circulante ,já que as hemácias são as carreadoras de oxigênio no sangue e no visitante a quantidade é menor . Com o passar dos dias o corpo fabrica mais hemácias e tudo vai melhorando
- Náuseas, vômitos dor de cabeça são em casos intermediários .
- Urina escassa e angústia respiratória nos casos mais graves e nestes casos tem que descer.
- Algumas Altitudes
- Cusco 3399
- Machu Picchu 2430
- Pisac sitio arqueológico 3000
- Lago Titicaca 3812
- Chinchero 3762Olliantaytambo 2792 m
- O que ameniza o Mal da Montanha ?
- Chá de Coca , chá de Aniz
- As pílulas anti soroche vendidas na farmácia locais ( elas contêm aspirina , cafeína e salofeno ). Conselho : se usar as pílulas locais , use pouco pois pessoas que exageram na dose podem ter sangramento por excesso de aspirina Neste caso analgésicos comuns e cafeina em pequenas quantidades ajudam melhor .Leve de casa .
- Muita Hidratação.
- Oxigênio de farmácia ,não são todos que precisam .Mas ter uma latinha destas pode ser interessante .
- Fazer tudo devagar.
- Existém na Homeopatia medicações para anemia que ajudam a aumentar as hemácias podem ser tomadas um ou dois meses antes de viajar por isso procure um Médico Homeopata.